Moradores do Rio Grande do Sul podem solicitar saque do FGTS para arrumar seus lares. Confira como sacar:
Modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fica disponível para os moradores de locais atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Confira como realizar este saque e arrumar o seu lar atingido pelas enchentes.
Calamidade do Rio Grande do SulDevido às enchentes no estado do Rio Grande do Sul, foi decretado pelo governo estadual estado de calamidade, no qual foi reconhecida pelo Governo Federal. Os moradores dos municípios gaúchos atingidos desse modo, começam a se habilitar para receber este benefício.
Por causa do desastre natural, os moradores do estado possuem o direito ao saque dos valores de suas contas do FGTS. Esta modalidade de saque, se chama de saque-calamidade. O valor liberado por meio desta modalidade de saque, será o saldo que se encontra disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, sendo limitado à quantia de R$6.220,00, para cada evento que for caracterizado como desastre natural.
Um ponto importante de ser destacado, o intervalo entre um saque e o outro, deve ser no mínimo de 12 meses.
O que é o saque-calamidade do FGTS?O saque-calamidade do FGTS, seria uma das modalidades de resgate da poupança trabalhista prevista em lei. Conforme com as normas deste modelo, os trabalhadores possuem o direito de reaver o saldo depositado nas contas ativas e inativas por necessidade pessoal, urgente e grave, por causa de desastres naturais que acabaram atingindo drasticamente a localidade onde reside.
A liberação de recursos federais, ela ocorre em 3 etapas:
- No 1º momento, deve ocorrer a liberação de recursos para as ações de assistência humanitária, no qual se dará prioridade à compra de kits de higiene e de limpeza, colchões, cestas básicas e alimentação para as equipes que estão realizando resgates;
- O 2º momento, é elaborado um plano de trabalho para ser restabelecido os serviços essenciais, como limpeza urbana, religação da luz e o abastecimento de água;
- No 3º momento, é quando o município realiza a solicitação, com até 90 dias após o término das ocorrências, os recursos para reconstrução das áreas de moradias que foram destruídas pelos desastres naturais.
Como os moradores do Rio Grande do Sul podem realizar o saque-calamidade do FGTS?Os trabalhadores que possuem o direito de realizar o saque-calamidade, podem baixar o app do FGTS e inserir as informações de cadastro. Após isso, selecione a opção "Meus Saques", selecione "Outras Opções de Saque-Calamidade Pública" e acesse a sua cidade.
Anexe os documentos solicitados e finalize o processo de solicitação.
Os documentos que devem ser encaminhados são: carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte, comprovante de residência em nome do trabalhador.
Modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fica disponível para os moradores de locais atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Confira como realizar este saque e arrumar o seu lar atingido pelas enchentes.