Blog Boutique Imobiliaria

Imobiliária em Passo Fundo

Enchentes no RS: Como conseguir acionar o seguro de imóvel alagado?

Milhares de gaúchos ainda sofrem com os efeitos das enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Além de vidas perdidas e pessoas que ainda se encontram desaparecidas, agora os gaúchos vão ter que lidar com a perda de seus imóveis.

Esta jornada pode ser facilitada para aqueles que tiverem contratado um seguro residencial. Confira agora mais informações:

Seguro residencial:

Um ponto importante de ser destacado, é que cada seguro residencial respeita regras específicas que são definidas na assinatura do contrato. Caso o seu imóvel foi atingido pelas enchentes, agora é o momento de reler este documento para se compreender qual seria a cobertura contratada por seu seguro residencial.

Veja: Governo Federal vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul para entregar aos desabrigados pelas enchentes. Confira:

De acordo com um advogado imobiliário “Existem dois tipos de seguro residencial: aquele vinculado a um financiamento imobiliário ativo e o seguro não obrigatório, contratado com uma seguradora”.

Como acionar o seguro residencial?

Confira também:
 Diretor da Boutique Imobiliária participa do CUPOLA SUMMIT 2024

Para você acionar o seu seguro residencial, precisa primeiramente notificar a seguradora ou a instituição financeira (sendo no caso de imóvel financiado). Um ponto importante, é que o aviso desse sinistro, precisa ser comunicado de maneira formal e preferencialmente por escrito. “O processo pode ser feito por intermédio do corretor de seguros ou no próprio site das seguradoras, onde normalmente tem um formulário que ela pode preencher” , destaca o advogado imobiliário.

Desse modo, sendo uma recomendação de especialistas é entrar rapidamente em contato com a sua seguradora ou instituição financeira para acionar o seguro. Neste aviso de sinistro, deve ser anexado provas que o imóvel foi mesmo afetado e prejudicado pelas enchentes.

Veja: Governo permitirá uma pausa de 6 meses no pagamento do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias afetadas pela tragédia do RS

Fotos e reportagens que ajudem a comprovar os danos ocorridos, podem ajudar o processo ser feito de uma forma mais rápida. Portanto, mesmo com estas provas, a seguradora pode enviar um perito até o imóvel para a realização de uma perícia e compreender se os danos foram causados pelas fortes chuvas ou por outro motivo.


Enchentes no RS: Como conseguir acionar o seguro de imóvel alagado?


Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.